Nesse conteúdo vamos mostrar para você como digitalizar documentos e enviar por e-mail em 4 passos simples.
Antes de prosseguirmos, você deveria ler o post que falamos sobre se documento digitalizado é considerado original ou não – vale a pena.
Vamos lá, você tem uns documentos para digitalizar e enviar por e-mail, certo?
Bem, isso pode ser feito de diversas formas hoje em dia, graças aos mais diversos aparatos tecnológicos que temos à disposição.
Antigamente, precisávamos ter o bom e velho scanner, ou apelar para as boas velhas máquinas copiadores – chamadas de xerox.
Mas hoje, as pessoas comuns fazem isso com o celular, basta tirar uma foto e enviar pelo próprio smartphone.
Mas, vamos mais devagar e ver como digitalizar documentos e enviar por e-mail usando um equipamento profissional.
Como digitalizar documentos e enviar por e-mail
Usando uma Multifuncional
Antes de mais nada, é importante dizer que a maioria das impressoras multifuncionais tem seus softwares de digitalização.
Então, você precisa verificar se está instalado no seu computador, mas geralmente o procedimento é mesmo.
O processo é bem simples, e tudo que você precisa fazer é, usando uma multifuncional, colocar o documento no local apropriado.
Esse processo varia porque depende do tipo de multifuncional que está usando, mas poderia ser também em uma scanner.
Desse modo, você pode começar o processo e, se optar pelo formato em PDF, vai ter mais flexibilidade e compatibilidade. (1)
Depois de gerar seu documento, tudo que você precisa fazer é abrir seu leitor de e-mails padrão, pode ser o Gmail mesmo. (2)
Em seguida, clique para redigir uma nova mensagem de e-mail e anexe o documento digitalizado, mas não esqueça o destinatário e o assunto. (3)
Agora é só clicar no botão enviar (4).
Escaneamento direto para o E-mail
Alguns equipamento oferecem esse recurso para escanear usando o botão Digitalizar para E-mail, como é o caso de equipamentos Epson (veja aqui).
Apesar de nem todos os programas de e-mail funcionarem com esse botão, é possível anexar automaticamente seu documento digitalizado.
Basicamente o processo consiste em, colocar o documento no scanner ou multifuncional e usar o botão Digitalizar para E-mail ou Digitalizar para PDF.
O equipamento vai automaticamente escanear seu documento e quando terminar vai abrir uma janela para enviar o arquivo por e-mail:
Portanto, você agora precisa selecionar seu programa de leitura de e-mails instalado e pode também definir um tamanho.
Em seguida, você clica em “OK” para abrir um novo e-mail com a imagem anexada e, depois de inserir destinatário e assunto, poderá enviar.
Muito obrigado pelas indicações que me deram pois já testei e consegui enviar.Mais uma vez os meus agradecimentos. A.P.
Muito obrigado pela vossa ajuda