Como Resolver Problemas de Comunicação

Como Resolver Problemas de Comunicação

Queremos mostrar a você como resolver problemas de comunicação na sua empresa, o que vai gerar diversos benefícios.

Comunicação interna eficiente é fundamental para o bom desenvolvimento e produtividade da empresa.

Se essa comunicação for falha, pode gerar diversos problemas, incluindo retrabalhos, perda de produtividade e até aumentos de custos.

A Original Toner surgiu com a missão de ajudar empresas a aumentar a produtividade, reduzir custos e aumentar lucros.

Portanto, falar de comunicação interna é uma coisa que consideramos importante demais e totalmente relacionada à nossa missão.

Então, vejamos como resolver problemas de comunicação na empresa, ou mesmo melhorar a comunicação dentro dela.

Comunicação Objetiva

Problemas de comunicação interna

Seja você um gestor ou um funcionário, a comunicação deve sempre ser objetiva, dizendo o que precisa ser dito.

Porém, às vezes, queremos “poupar” as pessoas, não falando de forma direta, omitindo informações, mas isso não é bom.

Portanto, se alguém está fazendo algo errado, você precisa dizer de forma clara, mas, obviamente, mantendo respeito e profissionalismo.

Também, não pense que dizer que a forma que a pessoa está fazendo não é a mais eficiente irá desmotivá-lo.

Inspire

Inspire a comunicação interna

Quando a empresa tem um PORQUÊ claro, as pessoas vão equilibrar O QUÊ e COMO a empresa faz o que faz.

O PORQUÊ da empresa deve ser suficiente para inspirar e motivar as pessoas, o que tem a ver com a cultura interna.

Isso é o que Simon Sinek fala detalhadamente no Livro Comece pelo Porquê – que aliás é recomendável.

De qualquer modo, há formas de motivar ainda mais as pessoas:

  • Reconheça o trabalho da pessoa, quando bem feito;
  • Torne visível o sucesso da equipe;
  • Ofereça as informações e treinamentos para um trabalho eficaz;
  • Valorize e recompense pelo desempenho.

Dar e receber feedbacks é muito importante também para uma comunicação interna bem-sucedida.

Facilite a Comunicação Interna

Facilite

Se há departamentos na empresa, faça com que eles se comuniquem, para que a cultura da empresa se consolide.

Às vezes, a comunicação entre departamentos, por exemplo, entre vendas e marketing, é apenas para achar culpados.

Mas esse é um problema de comunicação que pode ser facilmente resolvido com um pouco de boa vontade.

Promover reuniões objetivas pode ajudar a comunicação e impactar diretamente os resultados da empresa.

Desse modo, crie pautas importantes, assuntos que precisam ser abordados na reunião e envolva seu pessoal.

Alinhe os Canais de Comunicação

Alinhe os Canais

A coisa mais importante para resolver problemas de comunicação é, primeiramente, deixando claro quais são os canais.

Se na sua empresa a comunicação se dá apenas por reuniões periódicas, você pode já estar tendo diversos problemas de comunicação.

Contudo, hoje em dia é fácil facilitar a comunicação interna, por exemplo, criando um grupo no WhatsApp ou Telegram.

No caso do Telegram é bom que oferece recursos extras, como o histórico de mensagens e maiores limites de participantes.

Além de Apps de Mensagens, você pode fazer uso de recursos de nuvem para facilitar o acesso a arquivos.

Por exemplo, você pode usar o Google Drive para compartilhar arquivos na nuvem com toda a empresa ou grupos.

Além disso, você pode usar softwares de comunicação interna, propriamente dito, como por exemplo o Slack.

Você pode criar mídias sociais corporativas, além de outras soluções disponíveis atualmente na internet.

Outsourcing ou Gerenciamento de Impressão

Outsourcing de Impressão

Esses serviços oferecidos pela Original Toner são bastante úteis também para eliminar problemas de comunicação na empresa.

Isso porque você terá muito mais controle sobre tudo que foi impresso e de onde partiu a ordem de impressão.

Controlando desse modo seu parque de impressão, você terá benefícios tangíveis na redução de custos e aumento da lucratividade.

Conclusão

Obviamente você terá que analisar os gargalos na comunicação da sua empresa para saber o que deve adotar.

Mas, os principais problemas de comunicação nas empresas são:

  1. Mensagens perdidas
  2. Falta de comunicação entre as equipes;
  3. Reuniões ineficazes;
  4. Sobrecarga de e-mails;
  5. Desorganização de projetos;
  6. Falta de feedback.

Na verdade, a maior parte desses problemas de comunicação são simples de resolver, quando se tem boa vontade.

Esperamos que essas dicas simples ajudem você a resolver problemas de comunicação na sua empresa.

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