Se vocês está lendo esse post é porque precisa aprender como escolher bons fornecedores para sua empresa.
Podemos dizer que escolher fornecedores é uma etapa vital para uma boa parte dos negócios, e é como um casamento.
Desse modo, sua empresa e o fornecedor dependerão de uma relação muito bem ajustada para que possam andar juntas.
A gestão de fornecedores é uma atividade que dependerá do seu modelo de negócios, bem como de alguns critérios.
Por exemplo, você precisa analisar suas reais necessidades, condições financeiras, prazos, qualidade, entre outras.
Contudo, escolher maus fornecedores pode prejudicar seu processos e, em alguns casos, prejudicar sua reputação.
Com certeza, você não quer ter prejuízos e nem comprometer a saúde financeira do seu negócios por não escolher bons fornecedores.
Escolhendo Bons Fornecedores
Sem dúvida, atualmente, a internet é o melhor local para escolher bons fornecedores, mas não apenas pela facilidade.
Na internet você tem acesso também às avaliações de usuários, reviews, opiniões, situação em sites como o Reclame Aqui.
Desse modo, você não está contando apenas com a sorte, mesmo que pessoas conhecidas possam fazer suas recomendações.
Além disso, você pode perguntar a pessoas no segmento, participar de eventos, feiras e buscar indicações.
Networking é também uma boa ferramenta para encontrar e desenvolver parcerias, além de fortalecer sua presença no mercado.
Entretanto, mesmo sendo simples encontrar fornecedores, antes de selecioná-los, é interessante fazer uma “planilha de avaliação”.
Nessa planilha você pode ter informações de contato, localização, preços e outras informações úteis.
Além disso, ter esse documento vai, além de facilitar a comparação, ser útil em caso da necessidade de contatar outro fornecedor de emergência, caso o atual não consiga cumprir.
Critérios para Escolher Bons Fornecedores
Antes de definir o melhor fornecedor, você precisa também definir qual tipo de negociação você terá com ele.
Desse modo, é preciso ficar claro como você irá obter o que ele oferece, seja através de consignação, compra no atacado ou por demanda.
Contudo, se for comprar em grande quantidade, você deve avaliar questões logísticas e de infraestrutura.
Um bom fornecedor é aquele que garante um produto ou serviço de alta qualidade, com preços atrativos e que cumpre os acordos.
Portanto, aqui vão alguns critérios para você incluir na sua planilha de avaliação de bons fornecedores:
- Qualidade
- Produção
- Localização
- Confiança
- Pós-venda
- Preço
Entretanto, vale dizer que o preço pode estar entre os critérios, mas o melhor fornecedor é aquele que oferece o melhor custo/benefício.
Conclusão
A Original Toner está há 20 anos no mercado de Aluguel de Impressoras e já atendeu mais de 1600 clientes.
Sobrevivemos até hoje, fornecendo serviços de qualidade, porque temos uma missão, um PORQUÊ:
Queremos ajudar empresas a aumentarem sua produtividade e lucratividade enquanto reduzem custos.
Aqui nós levamos muito a sério os critérios que citamos acima, e nossa missão é ajudar empresas a aumentar a produtividade e lucros, enquanto reduz custos.
Temos excelentes preços, atrativos, competitivos, mas acima de tudo, focamos na qualidade e confiança.
Sobre o pós-venda, atendemos nossos clientes chamando-os pelo nome, conhecendo-os de verdade.
Nós queremos ajudar seu negócio reduzindo seus custos com impressões, mas acima estão critérios válidos para qualquer processo seletivo de bons fornecedores.
Você também pode encontrar no site do SEBRAE um ebook sobre como encontrar bons fornecedores – veja aqui.